sábado, 7 de fevereiro de 2015

A Cerveja do Presidente Obama

Os presidentes americanos vivem cercados por histórias interessantes e privilégios invejáveis; e o presidente Barack Obama sabe aproveitar muito bem dessas regalias. Para não ficar pra trás de George Washington que possuía uma destilaria de whiskey e fabricava cerveja e Thomas Jefferson que produzia vinho, Obaminha, além de receber os episódios de Game Of Thrones antes de qualquer outra pessoa do mundo para evitar "spoilers", bebe uma cerveja artesanal exclusiva fabricada na Casa Branca  especialmente para ele. 

Segundo a Casa Branca, Obama se inspirou nos milhares de homebrewers americanos que produzem sua própria cerveja em casa e decidiu que eles também deveriam fabricar sua própria breja caseira, comprou todos os equipamentos e ingredientes, contou com a ajuda de alguns homebrewers que deram uma orientação e pediu paras seus chefs trabalharem na cerveja no tempo livre.  O mais legal é que é caseira mesmo, feita em uma cozinha com os mesmos equipamentos que todo homebrewer usa, absolutamente reproduzível por qualquer cervejeiro. É inclusive bastante simples. 

O único ingrediente que da um toque de exclusividade na cerveja presidencial é o mel. Todas as cervejas do presidente levam o mel como um ingrediente importante e o que eles utilizam é produzido lá na Casa Branca. Então mesmo um americano não poderá utilizar exatamente o mesmo mel que é utilizado na cerveja, mas isso impactará em uma diferença praticamente imperceptível, pelo menos para a grande maioria das pessoas.  

As receitas foram disponibilizadas na internet e foram apenas traduzidas, eu realizaria alguns procedimentos de maneira diferente, mas entendendo como ela funciona e sabendo quais os ingredientes é o que basta para um homebrewer com certa experiência poder reproduzi-la. As receitas levam uma base de extratos de malte e poucos grãos, o que facilita a produção para quem quiser fazer exatamente como eles mandam. Eu, particularmente, se fosse reproduzi-la substituiria todo o extrato por grãos e isso deixaria a cerveja ainda melhor, mas já podemos encontrar uma boa variedade de extratos de malte a venda no Brasil então também é possível seguir a receita à risca, fica bem mais simples.



Seguem as receitas:

Ingredientes da cerveja White House Honey Ale

  • 1,5 kg de extrato de malte light
  • 450 g de extrato seco de malte
  • 370 g de malte crystal lâmbar
  • 250 g Bisquit Malt
  • 450 g de mel
  • 50 g de Lupulo East Kent Goldings 
  • 50 g Lupulo Fuggles 
  • 2 colheres de chá de gesso cervejeiro
  • 1 pacote de fermento seco Windsor
  • ¾ xícara de açúcar de milho para o priming

Modo de preparo da cerveja White House Honey Ale

  1. Em uma panela, coloque os grãos em 1,5 litros de água estéril a 68 graus. Deixe por meia hora e depois, retire os grãos.
  2. Adicione as duas latas de extrato de malte e extrato seco e deixe ferver.
  3. Para o primeira lupulagem, adicione a  50 g East Kent Goldings e 2 colheres de chá de gesso. Deixe ferver por 45 minutos.
  4. Para o segunda lupulagem, adicionar os 20 g de Fuggles perto dos 15 minutos finais de fervura.
  5. Adicione o mel nos 5 minutos finais de fervura.
  6. Coloque 2 litros de água gelada estéril no fermentador primário e adicione o mosto quente. Cubra com mais água para o total de 5 litros.
  7. Deixe fermentar à temperatura ambiente cerca de 7 dias
  8. Passe para um fermentador secundário, e deixe fermentar por mais 14 dias.
  9. Para engarrafar, dissolva o açúcar de milho em 2 litros de água fervente por 15 minutos. Despeje a mistura em um balde de engarrafamento vazio. Sifão a cerveja do fermentador por cima. Distribua uniformemente o açúcar priming. Deixe descansar de  duas a três semanas em temperatura ambiente.

Ingredientes da cerveja White House Honey Porter

  • 1,5 kg de extrato de malte sem lúpulo
  • 320 g de Munich Malt
  • 450 g de malte crystal 20
  • 168 g de malte black
  • 84 gramas de malte chocolat
  • 450 g de mel
  • 10 HBU** de amargor de lúpulo
  • 20 g de lúpulo com aroma Hallertaur
  • 1 pacote de fermento seco Nottingham
  • 3/4 xícara de açúcar de milho para o engarrafamento

Modo de preparo da cerveja White House Honey Porter

  1. Em uma panela, adicione os grãos para 2,5 litros de água a 75 graus. Misture bem e baixe a temperatura para 68 graus. Deixe a mistura no fogo por 45 minutos. Enquanto isso, esquente dois litros de água a 75 graus, em uma panela grande.
  2. Coe a mistura e depois, acrescente dois litros de água quente.  Descarte os grãos e leve a mistura para o fogo.
  3. Adicione as 2 latas de extrato de malte e mel no pote. Mexa bem.
  4. Deixe ferver durante uma hora. Adicione metade do amargor de lúpulo na marca de 45 minutos para o final da fervura, a outra metade deverá ser adicionada aos 30 minutos. Quando já estiver perto da marca de uma hora de fervura, acrescente o aroma de lúpulo.
  5. Separe e deixe descansar por 15 minutos.
  6. Pegue 2 litros de água gelada e adicione o fermento seco. Depois, junte o mosto quente. Se necessário, cubra complete até chegar à marca de 5 litros. Colocar num banho de gelo para que a temperatura baixe para 23 graus.
  7. Deixe fermentar à temperatura ambiente de 3 a 4 dias.
  8. Para engarrafar faça uma mistura no fogão com uma xícara de água estéril e ¾ de uma xícara de açúcar priming. Deixe ferver por 5 minutos. Despeje a mistura na cerveja fermentada, coloque o líquido em garrafas e deixe descansar por uma ou duas semanas a 23 graus.
*O amargor da cerveja geralmente é medido em IBU que significa International Bittering Units, outra medida usada é o HBU que significa Homebrew Bittering Units. 1 HBU é definido como 28 gramas de lúpulo com 1% de alfa ácido. Não existe uma relação matemática entre IBU e HBU.


Nunca antes havia sido produzido algum tipo de álcool nas dependências da Casa Branca, os outros presidentes citados faziam seu goró em outras regiões dos EUA, mas o mais legal de tudo na minha opinião é o fato de o presidente Obama pedir que a cerveja fosse produzida exatamente da mesma maneira que os homebrewers americanos fazem.
Se alguém já fez ou fizer, deixe os resultados aqui ou, melhor ainda, manda uma garrafinha pra cá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário