sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Kölsch Abaixo de Zero

            Uma das primeiras coisas que aprendemos quando estamos iniciando no Universo Cervejeiro é que as temperaturas extremamente baixas não são tão aliadas da cerveja quanto costumávamos crer. Na realidade, apenas uma parcela dos diversos estilos de cerveja existentes é que são apropriados para serem consumidos "estupidamente gelados". Isso ocorre porque nossas papilas gustativas acabam sendo anestesiadas quando entram em contato com o líquido muito gelado, o que nos impede de sentir os sabores mais complexos que uma cerveja mais elaborada possui. 
             Mas o tema da postagem, apesar de ainda ser gelado, é outro, nessa semana subestimamos nosso novo fermentador e o resultado foram mais de 80 litros de Kölsch totalmente congelados, senhores! Precisamos descartar tudo, uma tragédia! 

Aviso: As imagens a seguir são fortes.



              Aconteceu o mesmo que acontece quando se esquece uma garrafa de refrigerante no congelador e ela congela completamente;  quando começa a descongelar, o xarope derrete primeiro e se separa da água, detonando a coisa toada. Aqui foi exatamente isso. Na foto ao lado, o que parece espuma na verdade é gelo. A água ficou congelada e o que derretou foi uma espécie de xarope de malte. 




               
              








 
              Precisamos circular água morna pelo fermentador para acelerar o derretimento pois levaria alguns dias até que esse negócio retornasse ao estado líquido. 
                   Pois é meus amigos, nem tudo são flores na vida do cervejeiro!


2 comentários: